terça-feira, 30 de setembro de 2008

De todos

Ultimamente muitas coisas se têm ouvido acerca de união civil, casamento, homossexuais, gays... Enfim, muito se tem ouvido. Infelizmente nem sempre a favor de uma causa, que, a meu ver, nem deveria ser discutida. São opiniões como esta, que levam a que existam iniciativas como a que encontrei aqui. Quem gostar de se expressar de uma forma, diria, original, aqui tem uma boa oportunidade.
Quem por aqui passa sabe que aqui se defende a liberdade e a diferença. E desta vez, para bom entendedor meia palavra basta.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Do post abaixo e não só...

Descobri este fim-de-semana que a série de que vos falava, já passa em Portugal, mas apenas na Meo, no canal Fox Next. Pode ser que uma qualquer estação televisa portuguesa a compre, e todos os interessados a possam ver.
No IX Encontro da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves, que se realizou na passada quinta e sexta-feira, apontei uma ideia de Alberto Caeiro, que pensei logo em partilhar aqui. E que, obviamente, está sujeita a discórdia, ou não.
Pensar é estar doente dos olhos.
Boa semana!

sábado, 20 de setembro de 2008

Da "terapia"



Ontem ao ler a Parq, descobri a existência de uma série que preconiza um conceito inovador. Adaptada do original israelita "Be'Tipul" ("em tratamento" em hebraico), In Treatment é uma série da HBO, que conta a história de um psicoterapeuta, e mais não digo. A não ser que estou curiosíssima para descobri-la.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Dos outros

"A morte em termos físicos destrói-nos, mas a ideia de morte pode salvar-nos.
A ideia de morte traz-me consciência da finitude da vida. Ajuda-me a estabelecer prioridades, a valorizar umas coisas e a relativizar outras. A viver uma vida plena, autêntica e feliz."

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Dos amigos

A Alexa é uma amiga blogger que tem lutado incansávelmente uma outra guerra (no seguimento do post anterior), da qual esta batalha é apenas um exemplo. E no meio dessa luta criou este projecto. Visitem e divulguem que ela, e eles merecem.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Da vida

Hoje no metro ia um jovem com uma perturbação (grave) do espectro do autismo. Ia acompanhado por aquele que tomei como sendo o pai. Não sei se seria ou não. Durante os breves minutos que durou aquela viagem, e no meio do entre e sai de pessoas, eram muitos os olhares de espanto, de incredulidade, e atrever-me-ia até a dizer preconceituosos (mas se calhar sou eu e os meus "pré-conceitos"). A diferença é, de facto, para a maioria, perturbadora. Assustadora até, talvez. Aquele jovem transportava consigo uma diferença visível aos olhos de qualquer um. Mas o que me causou espanto foram os olhares que lhe eram lançados.
São situações como estas que confirma o que já sei. Muito há a ser feito na luta contra a discriminação. Particularmente numa área que me é tão querida, como a saúde mental. Não será, pois, por acaso, que ainda existam muitas pessoas, cuja "diferença" mesmo não sendo tão visível como a daquele jovem, é suficiente para as deixar isoladas, sozinhas com as suas dores não visíveis.
E assim vamos andando.

sábado, 6 de setembro de 2008

Das histórias

Hoje, no jornal, Catarina Portas na sua habitual Feira da Ladra conta-nos a história de Laurie Anderson e do seu tímido salvador que se tornou numa espécie de Sheherazade das Mil e Uma Noites. Termina Portas dizendo: Seja com verdades ou meras ficções, sabemos que uma voz no silêncio ou na ausência, na distância ou no drama, nos pode agarrar e salvar. A nós ou aos outros.
Não podia estar mais encadeado com o que se tem passado por aqui.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Da criação

"Criar - grande libertação da dor e alivio da vida.
Mas para que exista criador, é preciso muito sofrimento e muita metamorfose...
Para que o criador seja a criança que renasce, é preciso que queira ser a que gera as próprias dor de parto."
Zaratustra