domingo, 27 de maio de 2007

Para Sentir

Uma vez disse que me sentia sozinha.
Perguntaram-me "sozinha ou só?"
Inicialmente não percebi o porquê da pergunta, se calhar porque às vezes não queremos encontrar as nossas próprias respostas.
Depois, sim, percebi. Muitas vezes estamos sozinhos. Em casa, no café, no cinema etc, podemos até fomentar essas situações. Às vezes sabe bem...
Estarmos sós é uma condição que se impõe, mesmo quando estamos no meio de uma multidão... e sentirmo-nos sós não é uma coisa que se procure (a não ser que tenhamos um traço masoquista marcado, mas isso são outras conversas).
A solidão traz consigo sofrimento, não avisa, e às vezes chega lentamente apoderando-se do mais incauto e desprevenido estado de espirito.

6 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez, parece que a diferença entre o patológico e o normal, o estar só e o estar sozinho, é a consciência da possibilidade de escolha.

Eu escolho estar sozinho mas não consigo escolher não estar só...

Muito bem visto colega!

Bjs

magarça disse...

È insidiosa, a solidão.

Anónimo disse...

Mas disseste a Alguém, e isso é que é importante. Só através de outras pessoas conseguimos evitar a solidão. Por Natureza fugimos desse estado ou dessa nossa forma de ser. E assim, equilibradamente nos devemos manter, pois também aprendemos sozinhos. Ainda bem que sabemos que podemos escolher João. Um abraço.
bj inês

maria inês disse...

Acho que só a partir de nós é que conseguimos evitar a solidão. Os outros claro, poderão desempenhar um papel preponderante, um apoio fundamental, mas o salto para fora do abismo tem que vir do interior de cada um, pelo menos assim o penso:)

bj magarça e hugo

maria inês disse...

e bj para ti tb colega (que lapso:)

spring disse...

"nesse dia havia festa, a casa estava cheia de gente, sorrisos e palavras navegavam no espaço, a alegria corria pelas paredes e no entanto ela/ele estava só, tinha ido bem acompanhada(o) até àquele lugar, nada lhe faltava, o mundo estava a seus pés, mas o silêncio instalou-se no seu corpo. Decidiu então partir para viver a sua pequena solidão como se fosse um anjo (em pecado)... o seu corpo continuou ali alegre e sorridente mas ela/ele partiu em busca desse espaço secreto que tanto amava."
(para ser lido como se fosse um filme)

PS- estivemos sem net durante uma semana, estamos de regresso:)
beijinhos e bom fim-de-semana
paula e rui lima