sexta-feira, 9 de março de 2007

O que vos faz rir?


“Rir é o melhor remédio”, já o dizia a sabedoria popular, mas, desta feita, já não está sozinha na defesa deste princípio (chamemos-lhe assim). Diversos estudos científicos ligados à saúde concluíram que o estado do humor influencia o estado da saúde, bem como a evolução e prognóstico de muitas doenças. Especialistas defendem que pessoas bem-humoradas, ou que tenham uma atitude optimista e pró activa, se defendem melhor das agressividades da vida – físicas e psicológicas.

Já todos experimentámos as virtudes do riso, de uma boa gargalhada, ou de um simples sorriso. O que talvez não saibamos é que “uma gargalhada vigorosa activa a musculatura facial, dos braços e do tórax, aumenta a quantidade de oxigénio e de sangue que irriga os tecidos e órgãos do nosso corpo. O humor – o bom humor – interfere de facto sobre a bioquímica do nosso organismo: é que quando se dá uma reacção positiva, entram em campo as endorfinas, substâncias que actuam nos terminais nervosos das células, responsáveis pela sensação relaxante que sentimos após a tal gargalhada.”

E pensar que hoje em dia se formos na rua, e alguém que nos é desconhecido nos sorrir achamos um fenómeno (para além de raro) estranho. O irónico no meio de tudo isto, é que nada é mais natural que um sorriso. Longe de ser um gesto social ditado pelas normas da educação, o sorriso é uma mímica que surge espontaneamente quando se vivência uma determinada emoção. Não sejamos ingénuos, obviamente que existem muitos sorrisos que não são genuínos, mas que para o caso não estão contemplados neste post.

Li algures que a Risoterapia, ou Terapia pelo Riso nasceu na Índia com Madan Kataria, tendo surgido enquanto método terapêutico na década de 60. Em Portugal já existe quem se dedique à prática deste tipo de terapia. Se quiserem mais informações dêem um saltinho a dois sites:

www.sorrir.com
www.clubesdoriso.com

E como tristezas não pagam dividas, e um sorriso pode fazer toda a diferença num momento critico, vos deixo uma pergunta:

O que vos faz rir?

9 comentários:

Cat C disse...

Adorei o texto Inês =)mto,mto!
Repara bem no nome da pessoa q implusionou esta terapia do riso, Madan Kataria...observa bem o ultimo nome...ora põe um (n) antes do (a) do último nome....cá está =P! Não preciso desse tipo de terapia prq acho que já sou "pro" =P mas aconselho-o vivamente á outras pessoas.
O que me faz rir? Tanta coisa,acho que sou um "riso fácil" :P mas sempre sincero! Rio-me com o riso contagiante de outras pessoas, principalmente com o da minha sobrinha =),rio-me de coisas que me lembro do passado, rio-me com olhares,com piadas "secas" de amigas =P,de músicas...com tanta, tanta,tanta coisa que dava para fazer quase um livro!As rugas que vão ficar depois em mais velha com tanto riso é que vai ser complicado!
Beijinho grande =)

maria inês disse...

Catarina

Quanto mais não seja, já valeu a pena escrever o posto para depois dar uma gargalhada com o teu comentário...Obrigada!

maria inês disse...

como devem imaginar queria dizer post e não posto... desculpem o lapso

Paulo disse...

E não é só isso... Quando nos rimos ficamos mais parecidos com os chineses! :) Que corra tudo bem contigo também... Em Lx ou noutro sítio qualquer

maria inês disse...

Obrigada, e cá espero ter mais gargalhadas com noticias vindas do pais do sol nascente.

Anónimo disse...

Aqui deixo uma curiosidade engraçada em relação ao riso que vi numa entrevista...espero que gostem: (minuto 4:25)
http://www.youtube.com/watch?v=fk7m5mL3obo&mode=related&search=

maria inês disse...

O riso com uma raiz religiosa... estamos sempre a aprender. Espero sempre as tuas contribuições!

magarça disse...

Eu rio-me muito de mim própria :)

maria inês disse...

ahahah, bem margaça ao menos estás sempre com o que te faz rir!