quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Parêntesis (4)

Há pouco tempo falávamos de padrões de comportamento pelos quais nos regemos, sendo que uns nos podem ser desfavoráveis. Sobre isso dissémos também, que era difícil quebrar esses padrões, optar por uma via que nos traga menos sofrimento psíquico, pelas mais variadas razões.
Estava eu a pensar nestas questões quando me lembrei da dependência. Por ora chamemos-lhe dependência interpessoal, ou seja entre pessoas, mais concretamente quando uma pessoa depende de outra. Creio estar certa quando afirmo que todos conhecemos alguém assim. E também penso não estar enganada quando digo que se calhar já nos questionámos sobre essa dependência e o porquê da manutenção da mesma. Mais uma vez vamos dar aos nossos padrões relacionais. Mas um lado da questão que é muitas vezes esquecido, ou até quem sabe, não consciencializado é que a dependência só se instala quando ambos os lados estão predispostos a aceitá-la.
Meaning: é tão dependente aquele que necessita do outro (a tal pessoa que depende de outra), como o outro que depende da dependência do primeiro.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Sobre o amor

Li algures (quando me lembrar onde, partilharei) algo que me parece demasiado valioso para ficar só para mim, e ainda que pareça senso comum, nunca é demais termos presente.

"Não caminhes à minha frente porque poderei não conseguir seguir-te.
Não caminhes atrás de mim porque poderei perder-te.
Não caminhes debaixo de mim porque poderei pisar-te.
Não caminhes em cima de mim porque poderei cansar-me.
Caminha ao meu lado porque somos iguais."

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Pela liberdade de todos os seres


Este é um post retirado na integra do blog www.mirandaeeu.blogspot.com, porque a causa é demasiadamente importante, porque temos poder para impedir algumas crueldades do mundo, peço-vos que assinem esta petição. Eu própria já o fiz.

"Citando a Alexa:"...um tal de Guillermo Vargas Habacuc, natural da Costa Rica, que, supostamente, pretende ser um artista.Numa das suas últimas exposições em Manágua, atou um cão vadio a uma parede, deixando-o morrer à fome e à sede (mais detalhes desta história sádica e pervertida, aqui).Segundo o próprio, tratar-se-ia de uma "manifestação artística".Porque a crueldade para com os animais não é "arte" e deve ser condenada, assinem a petição que pretende impedir a participação deste energúmeno na Bienal Centroamericana das Honduras em 2008"

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Descoberta

Evocação 8
Júlio Resende, 2007

E hoje, ao acaso, virava páginas de um livro contendo o trabalho de vários artistas portugueses.

Foi então que me deparei com várias obras de Júlio Resende.

Pintor até então desconhecido, de quem apenas ouvia falar de tempos a tempos.

Inesperadamente, sem eu dar conta, nasceu uma paixão.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

E se...


... não virmos luz no fim do túnel?
Desistimos?
Continuamos a percorrer esse caminho ouvindo a nossa voz interior?

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O lado mais negro da Liberdade

É a meu ver, e tendo em conta o momento actual do pensamento, a solidão.
Em ultima instância, e ainda que influenciados por outros factores e variáveis, somos nós os únicos responsáveis pelas nossas decisões.
Estamos sozinhos no momento de decidir, no limiar das escolhas.

P.s.: solidão neste contexto não deve ser assumida com depreciação nem como sendo a mais triste condição humana.

Dia Mundial da Saúde Mental

Se por vezes é difícil haver tolerância e compreensão perante a doença mental, e mais importante, sobre quem sofre de uma doença mental, que exista, no minímo, respeito.

domingo, 7 de outubro de 2007

Domingo...


... por vezes é dia de actividades terapêuticas. Hoje foi dia de jardinagem.