quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Parêntesis (4)

Há pouco tempo falávamos de padrões de comportamento pelos quais nos regemos, sendo que uns nos podem ser desfavoráveis. Sobre isso dissémos também, que era difícil quebrar esses padrões, optar por uma via que nos traga menos sofrimento psíquico, pelas mais variadas razões.
Estava eu a pensar nestas questões quando me lembrei da dependência. Por ora chamemos-lhe dependência interpessoal, ou seja entre pessoas, mais concretamente quando uma pessoa depende de outra. Creio estar certa quando afirmo que todos conhecemos alguém assim. E também penso não estar enganada quando digo que se calhar já nos questionámos sobre essa dependência e o porquê da manutenção da mesma. Mais uma vez vamos dar aos nossos padrões relacionais. Mas um lado da questão que é muitas vezes esquecido, ou até quem sabe, não consciencializado é que a dependência só se instala quando ambos os lados estão predispostos a aceitá-la.
Meaning: é tão dependente aquele que necessita do outro (a tal pessoa que depende de outra), como o outro que depende da dependência do primeiro.

1 comentário:

Eliana Vilaça disse...

Sem dúvida!
Pior às vezes é conseguir perceber porque se depende da dependência de outro, mesmo criticando-a!