segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Do anonimato

No blog Salpicos, Clara Pracana põe na mesa da discussão a questão do anonimato associada à internet, nomeadamente páginas pessoais, blogues, etc. Dos vários comentários depreende-se que o anonimato acaba por proteger quem se expõe. Há ainda quem se pergunte se haverá ou não pessoas cujas profissões beneficiem mais do anonimato que outras. Eu assumo aqui a minha identidade, mas não sem me questionar por diversas vezes as eventuais consequências. Talvez seja uma questão de equilíbrio, mas até nisso é uma questão pessoal, pois cada um deverá pensar sobre o que quer ou pode divulgar sobre si, sobre os seus gostos, ou sobre as suas opiniões. Parece-me uma questão com uma impotância crescente, e assim sendo gostava de saber o que me dizem. Que vos parece?

2 comentários:

spring disse...

Cara Inês Mega!
Quando surgiram os blogues na net, nasceu uma nova forma de cada um comunicar, escrevendo as suas ideias sobre o mundo que nos rodeia. Uns identificam-se, outros preferem o anonimato.
Mas também sabemos que por esse mundo fora, a liberdade de opinião, por vezes é matéria subversiva para muitos governos, daí algumas cautelas dos seus autores. Porém noutras partes deste nosso planeta a liberdade existe de facto e quando alguém se esconde por detrás do anonimato, "lá terá as suas razões".
Beijinhos
Paula e Rui Lima

gralha disse...

Mesmo em anonimato nunca estamos realmente protegidos ou sequer livres de dizer mesmo o que pensamos. Mesmo assim, porque não escrever como anónimo? É só mais uma oportunidade de viver outra identidade.