quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Da vida

"Não vou conseguir" - disse Damião ao Jorge
"Conheces o conto das duas rãs?"- perguntou ele?

Era uma vez duas rãs que cairam numa taça de natas. Rapidamente se aperceberam de que estavam a afundar-se: era impossível nadar ou flutuar durante muito tempo na massa espessa como areias movediças. No início, as duas rãs tentaram bater as patitas para chegarem à borda do recipiente. Mas era inútil; por mais que se mexessem, não saíam do mesmo lugar e estavam cada vez mais atoladas. Sentiam uma dificuldade crescente em vir à superfície respirar.
Uma delas disse em voz alta:
- Já não aguento mais. É impossível sair daqui. Não se consegue nadar nesta pasta. Já que vou morrer, não vejo de que serve prolongar este sofrimento. Não faz sentido morrer cansada por causa de um esforço inútil.
Dito isto, deixou de bater com as patitas e afundou-se rapidamente, engolida pelo espesso líquido branco.
A outra rã, mais persistente ou talvez mais casmurra, disse para si mesma:
-É escusado! Não consigo avançar nesta pasta. No entanto, se vou morrer, prefiro lutar até ao meu último fôlego. Não quero morrer um segundo que seja antes da minha hora.
Continuou a dar às patas e a chapinhar sempre no mesmo lugar, sem avançar um centímetro que sequer, durante horas e horas.
E de repente, de tanto bater com as patas e com as coxas, de tanto mexer e remexer, a nata transformou-se em manteiga.
Surpreendida, a rã deu um salto e, patinando, chegou à borda do recipiente. Daí, pôde regressar a casa, coaxando alegremente.

4 comentários:

magarça disse...

Fiquei curiosa em relação a este livro. E o momento para ler esta fábula não podia ser mais oportuno, agora que preciso de me "obrigar" a não desistir de um projecto em curso.
bjs

spring disse...

Olá Inês!
Esta história maravilhosa ensina-nos que nunca devemos deixar de sonhar, porque o sonho comanda a vida:)
Beijinhos
Paula e Rui Lima

maria inês disse...

Qualquer dia chamam-me repetitiva, mas a verdade é que não me canso dos ensinamentos que retiro deste(s) livro(s).
Ainda bem que gostaram.
bjs

Anónimo disse...

Eu também gostei dos ensinamentos, mas acho sempre curioso o contexto em que estas lições surgem... Como é que duas rãs, e logo duas, caem numa taça de natas?! Gostava de especular sobre o caricato da situação, mas é hora do almoço e não tenho tempo!mas podia ser que algum transeunte se tivesse esquecido dos seus morangos com chantilly à borda do pântano, após um qualquer encontro romântico. Era uma hipótese!!
Beijinhos para a Ninocas, HSM ja anda a sentir saudades tuas..