segunda-feira, 16 de junho de 2008

Da vida

Amar significa querer ser amado e querer que o outro deseje o nosso amor. Mas como é que se pode pedir algo como os sentimentos que não podem ser exigidos porque, precisamente pela sua natureza, devem ser espontâneos, e, portanto, pelo simples facto de serem pedidos, perdem a sua autenticidade, no sentido de que deixam de ser aquilo mesmo que gostaríamos que fossem? Contudo, e este é o drama, é exactamente isto o que desejamos.
Guglielmo Gulotta
E quem voltou? Pois, essa mesma! A terrível falta de inspiração que me leva, continuamente, a ir à procura das palavras dos outros.

4 comentários:

gralha disse...

Discordo plenamente desta definição do amar. Amar não pede nada em troca. Amar já é um dom (para quem ama) em si mesmo. Enquanto não for assim, é pouco.

maria inês disse...

Amar faz parte da nossa natureza, mas será que quando amamos, não está implícito querermos ser amados pelo nosso objecto de amor? Será que amamos só por amar?

magarça disse...

Desejamos sempre a reciprocidade no amor. E quando não a temos, ainda que nos conformemos, acabamos sempre por sofrer.

gralha disse...

Bom, esclareço que estou a falar do amor num plano mais geral e não do amor romântico. O amor de mãe, por exemplo, é completamente dádiva sem expectativa de algo em troca.