domingo, 13 de abril de 2008

Da Psicologia Positiva (I)

Há quem critique a Psicologia pelo excessivo enfoque no sofrimento psicológico e nas angústias que todos sentimos ao longo da vida. Existem é um facto, e como tal, temos que lhes prestar a devida atenção. Há quem ambicione uma total ausência de sofrimento. Não só não é possível, como necessitamos do sofrimento como antítese da felicidade. Sem comparação, não teríamos acesso aos momentos felizes.
Por outro lado, a Psicologia Positiva, movimento da Psicologia, que visa fazer com se adopte uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais, motivações e capacidades humanas, tem vindo a crescer.
Penso sim, que este movimento poder vir a ser adoptado por todos. Não vai impedir que em algum momento exista sofrimento, mas, irá com certeza, ajudar-nos a ver-nos e aos outros, e às situações, e à vida, de uma perspectiva diferente. Melhor, quem sabe...

5 comentários:

spring disse...

olá inês mega!
ainda não escrevemos sobre "O Quarto do Filho" do Moretti, um dia certamente falaremos dele, já que vimos a película no cinema e gostámos. O dvd já está disponível a um preço muito acessível anda à volta dos cinco euros na fnac.
beijinhos e boa semana
paula e rui lima

maria inês disse...

Estou muito curiosa acerca desse filme...

Anónimo disse...

Será que esta sociedade não fomentará o negativismo?

spring disse...

olá inês mega!
muitas vezes um pequeno e simples gesto pode alterar a vida de uma pessoa como nos ensinou Alain Resnais nos seus filmes "Fumar" e "Não Fumar" ja´editados em dvd. Por outro lado está em exibição "Corações" última obra do cineasta, que nos fala das pequenas solidões que habitam o quotidiano, um filme que merece ser visto.
beijinhos e bom fim-de-semana
paula e rui lima

gnoveva disse...

para o bolo de chocolate (e/ou outros): gnoveva@gmail.com

ps - também recomendo o filme O Quarto do Filho. :)