domingo, 11 de novembro de 2007

Ideias soltas...

... mas não minhas. No entanto não me parece mal, numa altura em que predomina a escassez das nossas próprias palavras, encontrar-mos forma de pensar através das palavras de outros, concordemos com elas ou não.

Um dos grandes paradoxos da vida é que a autoconsciência provoca ansiedade. A fusão (com os outros) elimina a ansiedade de forma radical - eliminando a autoconsciência. A pessoa que se apaixonou, e entrou em um bem-aventurado estado de fusão, não é auto-reflexiva, pois o Eu solitário questionador (e a concomitante ansiedade de isolamento) se dissolve no Nós. Assim, a pessoa livra-se da ansiedade, mas perde a si mesma.
O Executor do Amor, Irwin D. Yalom, 1996

6 comentários:

Teresa disse...

Identifico-me em absoluto com estas palavras.
Encontro-me na fase mais reflexiva da minha vida e, associo essa "disponibilidade" ao facto de estar (e não por opção) sem companhia amorosa.
Vivi, desde os 15 anos namoros consistentes e duradouros, casei-me aos 30 e aos 36, quando fiquei inesperadamente sosinha, dou por mim a amadurecer o meu autoconhecimento como nunca!
É quase uma questão de equilibrio, não é?

gralha disse...

Mas essa fusão também gera outro tipo de ansiedades. Parece que a pessoa se perde a si mesma e nem por isso fica menos ansiosa. Felizmente estar apaixonado não traz só desvantagens...

maria inês disse...

Olá Teresa, bem vinda!
Fiquei a pensar que depois de tantos anos numa vivência partilhada, agora tem a oportunidade de estar consigo própria, de uma forma que possivelmente nunca esteve. Não sei se era a esse equilibrio que se referia:) foi só uma hipótese:)
um beijinho e volte sempre.

Olá gralha, bem vinda!
Estar apaixonado traz tanta ansiedade... mas da boa;) Mas não será por acaso q não podemos viver em permanente paixão. Se calhar é porque perdíamos a nossa identidade, who knows:)
beijinhos (e para o gralhinha tb)

magarça disse...

A paixão também já me trouxe ansiedade, da má..Espero ter aprendido a lição... bjs

gnoveva disse...

parece-me que nesses aspecto a natureza funciona..

isabel disse...

partilho a total escassez de palavras.

bem-aventurados os poetas, porque deles se alimenta o nosso alto mar.

(é bonito descobrir um novo cantinho como o teu)

=*