domingo, 30 de setembro de 2007

Momentos (1)

Numa conversa com uma amiga eis que ouço o seguinte: "eu tenho dedo para escolher quem me magoa".
Provavelmente já todos ouvimos ou dissemos algo semelhante, portanto a minha admiração não se prende com o que foi dito senão com o que está por detrás. Passo a explicar.
Em termos relacionais temos padrões que adquirimos e que vamos repetindo. Mas o que acontece é que muitos desses padrões relacionais nos trazem sofrimento.
O primeiro passo para quebrar esse ciclo, esse comportamento padronizado é a consciência do mesmo. Às vezes necessitamos de um outro que nos ajude a consciencializar. Outras vezes já estamos aptos a pensar sobre nós próprios e essa consciencialização faz parte do processo natural de (re)conhecimento pessoal.
Depois da consciência da coisa, é tempo de agir. O que nos diferencia a todos é a motivação (que está sempre presente) que nos leva ou não a quebrar padrões que nos fazem sofrer. Como em tudo, é uma questão de escolha e decisão. Como sempre, escolher e decidir revela-se a mais dificil das facetas da liberdade humana.

8 comentários:

s. disse...

é mesmo. o problema está mesmo no facto de muitas vezes não nos apercebermos desses padrões e atribuirmos isso a um qualquer aspecto da nossa personalidade (como a tua amiga) e que não se pode alterar.

Eliana Vilaça disse...

Olá Inês, antes de mais, parabéns pelo teu blog, o qual tenho acompanhado ultimamente.


Mais dificil é quando apesar de sabermos que aquele é o nosso padrão, depois de percebermos porquê é que aquele é o nosso padrão, etc... mais dificl é quando, ainda assim há uma motivação interna que nos arrasta para a repetição...

A conciência ajuda, sinto que é quase como um STOP à nossa frente, depois é uma questão de determinação para carregar no travão!

;)

beijos
Eliana

jbettpinto disse...

Muito obrigado pelo ensinamento;na verdade, escapou-me essa perspectiva!

Mar disse...

Inês, andaste no ISPA, n andaste? E tenho quase a certeza que foi ao mesmo tempo que eu. Aliás, andámos na mesma turma no 4º ano, pelo menos na cadeira de seminário com o António Diniz. Certo?

PrimaNocte disse...

Boa prespectiva. Ah e bom post.

Greetings

Anónimo disse...

olá inês mega!
obrigado pela visita e comentário, esperamos que as férias tenham sido óptimas.
iremos passando por aqui.
beijinhos

maria inês disse...

Olá s.
mas a boa noticia é que estamos sempre a tempo de nos apercebermos:)

Olá eliana
Bem vinda, também eu gosto bastante do teu (vosso) blog, e não podia concordar mais com o teu ponto de vista!

Olá jbettpinto!
Eu diria que aqui estamos sempre abertos a novas perspectivas,´só assim evoluímos:)

Olá mar!
Parece que nos conhecemos não é verdade? obrigada pela visita:)

Olá primanocte!
Tal com disse à jbettpinto "perspectivas procuram-se":)

Olá Paula e Rui!
Foram óptimas, mas estar de volta também é bom! beijinhos aos dois

a todos deixo aberta a porta a novas e diferentes perspectivas. Todos beneficiamos com a diferença de pensamento. bjs

magarça disse...

E quantas vezes não tomamos uma decisão e damos por nós a voltar atrás..