domingo, 5 de agosto de 2007

Coisas que (me) estupidificam

Pois bem, apesar da não actividade deste nosso espaço as férias não chegaram, ainda que esta mente grite por descanso:)
Mas enquanto tal não acontece, deixem-me que partilhe com vocês uma noticia que li esta manhã no que parece ser o jornal diário que mais vende, mas que a mim pessoalmente me provoca urticária. Adiante. Sem dar muito bem por isso tenho o dito jornal nas mãos.
Então a noticia (resumidíssima) diz qualquer coisa do género: falar sobre os nossos problemas aumenta a probabilidade de depressão.
Resta-me acrescentar que a referida noticia não se fazia acompanhar de nenhum estudo que, enfim, comprovasse uma vírgula do que ali estava afirmado.
Agora pergunto-me: Será que terei que mudar a minha perspectiva do mundo e eventualmente mudar de profissão???

4 comentários:

Almofadas disse...

Olá,
Eu não li o artigo contudo fiquei a pensar...não será por ao falarmos dos problemas eles se tornam mais presentes na nossa mente?
e visto serem "problemas" ficamos com informação negativa mais presente na nossa cabeça, afectando o nosso estado de humor?

Mas não será necessária uma depressão ligeira, ou um certo mal estar na situação "actual" da pessoa para que seja possivel efectuar uma mudança?

Como disse não li o artigo

p.s. gosto do teu espaço

maria inês disse...

olá recomeçar!
gostei dos pontos de vista, ainda para mais numa altura em que a mente já funciona a meio gás:)

Não temos que necessariamente viver a nossa vida em função dos nossos problemas, mas parece-me que a consciência dos mesmos, e de nós próprios é um passo fundamental para a mudança. Que se espera para melhor.

volta sempre, e sempre com mais ideias que nos façam pensar.

s. disse...

isso cheira-me muito a psicologia populucha do tipico português com alguns tiques de igreja pelo meio. a ideia de se achar que é fingindo que os problemas não existem que as pessoas vão estar menos tristes é absurda. é uma visão muito redutora das coisas. é obvio que no curto prazo nos vamos sentir mais deprimidos porque tocamos em coisas que nos doem mas que têm mesmo que ser resolvidas porque se não vão esses problemas vão crescer e ter consequências bem piores no longo prazo. ignorá-las não as vai fazer desaparecer.

spring disse...

olá inês!
não posso comentar o artigo porque não o li, mas todos sabemos que a comunicação é essencial no ser humano.
o pouco que sei através da minha experiência pessoal é que se não temos um ouvinte atento, "acabamos por entupir".
ao longo da vida aprendi imenso a escutar os outros e a trocar ideias com os outros, seja na chamada tertúlia de amigos, ou dialogando com uma pessoa extraordinária que conheci.
nessa época a cultura escrevia-se com "c" e não com "k".
beijinhos