quinta-feira, 28 de junho de 2007

Na vida o sofrimento é inevitável. Por mais voltas, escapes, fugas, chegará o dia em que seremos tocados pelo que mais receamos, mais nos amedronta, porque nos provoca sofrimento, dor mental.
Sabendo que não há como evitar o inevitável, teremos que encontrar formas que nos permitam viver, sem ficarmos paralizados pelo sofrimento, ou até pela antecipação do mesmo (que por si só já nos faz sofrer), encontrando estabilidade nos momentos em que nos sentimos bem, ainda que uma parte de nós sofra.
Não há fórmula universal, diria até que existe uma universalidade de fórmulas, tantas quantas as pessoas que vivem. Encontrar o nosso próprio caminho requer trabalho, persistência, sofrimento (o que parece um paradoxo), e a esperança que o encontraremos. Mas é possível, e esta possibilidade só por si poderá servir para atenuar a angústia que sentimos, ou sabemos que iremos sentir.

4 comentários:

Anónimo disse...

É verdade que todos nós temos flutuações de alegria/felicidade, que nos proporcionam bem-estar, e de tristeza/depressão, que nos provocam sofrimento.
Um dos "caminhos da salvação" seria aumentarmos o nosso "nível base" (de existência?) sobre o qual acontecem as ditas flutuações. Isto é quanto mais positivos formos, mais positivamente vamos lidar com situações causadoras de sofrimento (fica apenas a ideia).
De facto, é normal e inevitável que se experiencie o sofrimento. Se existe alguém que nunca sofreu, seja de que modo for, não é normal, (a doença é normal no ciclo de vida, se alguém não adoeceu ao longo da sua vida então não é normal). Até porque experienciamos o sofrimento muito mais facilmente que a felicidade, pelo corpo (condenado à morte desde a nascença), pelo mundo exterior (capaz de nos eliminar com catástrofes naturais) e por ultimo através da nossa relação com os outros (quem sabe, a maior fonte de sofrimento dos humanos).
Como concluis e bem o post colega, a próprio fuga ou evitamento do sofrimento pode transformar-se num acontecimento feliz!

magarça disse...

Sei o que é ficar "paralizada pelo sofrimento". Tudo nos aparece cinzento, sem sentido.. mas obriguei-me a sair do casulo, seguir em frente e em breve encontrei "coisas simples" para sorrir :)

spring disse...

o sofrimento faz parte da vida, com ele aprendemos a ultrapassar obstáculos, embora ele nunca nos abandone ao longo da existência:)
fazer-lhe um sorriso e explicar-lhe o significado da palavra esperança é um bom caminho
beijinhos
paula e rui lima

maria inês disse...

Olá colega:)
como sempre pontos de vista que me fazem pensar. apenas uma discordância, não me referia ao evitamento ou fuga do sofrimento, antes pelo contrário, encontrar o nosso caminho significa enfrentarmos o sofrimento e ainda assim termos momentos felizes.
beijinhos

Olá magarça!!
as tuas passagens por aqui fazem-me sempre sorrir, e esta não foi excepção:)
beijinhos

olá rui e paula, como sempre para vocês guardo um sorriso... e tb, como poderiamos ter esperança e momentos felizes se não tivessemos momentos mais sofridos? só sabemos que estamos bem por comparação a momentos em que estivemos mal e vice-versa.
beijinhos